Página
CAS – Crédito Ambiental Socioeconômico

Este post também está disponível em: Inglês

A demanda pelo aumento da produção agrícola tem levado a ampliação das áreas produtivas através do desmatamento em várias regiões do Brasil. Em face a esse grande problema ambiental, nasce a solução MIDIAGEO REDD-BRASIL.

Este Programa CASVT – Crédito Ambiental Socioeconômico MIDIAGEO REDD-BRASIL tem como objetivo a geração de renda através da Preservação das Matas Nativas e o aumento da produção utilizando menores áreas. Por meio da articulação de pessoas e instituições na busca de um padrão de sustentabilidade que alinhasse os elos ambiental, social e econômico de forma consistente e que tivesse como resultado um modelo sustentável de atuação em suas áreas de abrangência focado na preservação ambiental e melhorias na qualidade de vida dos produtores e desenvolvimento regional.

Projeto de proteção florestal utiliza metodologia que calcula através do programa REDD, os estoques de carbono florestal das áreas com florestas nativas da região, ou seja, das florestas naturais de cada propriedade, não incluindo florestas plantadas para fins comerciais, diferenciando-se dos projetos de REDD (Reducing Emissions from Deforestation and Degradation) por não se preocupar com os cálculos de curva de emissões, já que o projeto é de preservação total das áreas. Também serão incluídos nos trabalhos, nas fases de monitoramento, sistemas de prevenção e ajuste para vazamentos (leakages).

Esse  modelo é reconhecido por instituições internacionais como Padrão de Conversão de ativos ambientais de Florestas em Instrumentos de Transação.  Temos como foco viabilizar as atividades agropecuárias nas propriedades rurais com a utilização das áreas  já existentes nos locais do escopo, evitando a expansão pelo desmatamento e queima de reservas florestais.

O Modelo de desenvolvimento proposto pelo Programa apresenta benefícios substanciais que justificam a sua existência como um dos dinamizadores e propulsores da nova realidade socioeconômica e ambiental que tem como objetivo principal a sustentabilidade:

  • Desmatamento zero das áreas dos integrantes do grupo,
  • Preservação do ecossistema local, propriciando a preservação da fauna Regularização e adequação ambiental das propriedades,
  • Educação Ambiental – Introdução da educação ambiental e integração dos programas existentes como boas práticas ambientais
  • Melhoria significativa da realidade econômica do grupo de produtores que com o mecanismo passariam a ter um incremento na renda, geração de emprego e melhoria das condições de vida das famílias envolvidas,
  • Consolidação das cadeias produtivas da região,
  • Ampliação de arrecadação significativa na região,
  • Criação de uma barreira na expansão das pastagens sobre os biomas amazônico e cerrado,
  • Viabilização econômica das atividades produtivas em sintonia com a vocação local,
  • Integração e interação dos diversos segmentos produtivos da região minimizando os conflitos de interesses.

É importante destacar que os benefícios proporcionados por essa ferramenta ambiental afetará positivamente o mercado de títulos uma vez que disponibilizará mais uma alternativa de aplicação no mercado permitindo aos potenciais investidores adquirir Créditos Ambientais Socioeconômicos MIDIAGEO REDD BRASIL de forma segura e transparente.

Para saber mais sobre este Standard, clique aqui para entrar em contato com a MidiaGEO. Estamos a disposição para elucidar quaisquer dúvidas, e fornecer posteriores informações sobre nossos Projetos e Standards, além da nossa atuação no mercado de Sustentabilidade Socioeconômica.